SENNA e Seu Exemplo de Empreendedorismo

Ayrton Senna e o Empreendedorismo: um paralelo entre vidas de desafios.


Quem já se lançou à aventura de empreender entende na plenitude o significado da palavra desafio. A máxima de "matar um leão por dia" é inteiramente justificada no dia-dia de quem quer atingir o sonho de ter seu próprio negócio. Não é nada fácil ser, por exemplo, aquele exímio técnico, com possibilidade de ganhos significativamente bons trabalhando em alguma empresa qualquer, ou passar nalgum serviço público, e por opção, abrir mão dessa pseudo-segurança e aparente tranqüilidade para ser lançar ao caudaloso rio do empreendedorismo.


Há que se vender, pagar as contas que estão vencendo (e as vencidas), pagar primeiro os funcionários, comprar matéria prima, gerenciar a logística, atender os requisitos do cliente, resolver problemas, selecionar e contratar funcionários, demitir, e mais, e mais,... Enfim, bater o escanteio e correr para cabecear. A vida do empreendedor é algo realmente, no mínimo, muito desafiador. Todavia, nos atuais dias, todo e qualquer crescimento, seja pessoal, profissional, financeiro, enfim, crescimento de toda e qualquer ordem, necessitam do empenho empreendedor de se lançar e vencer os desafios. Há muito se foi o tempo de que estar em um serviço público ou em uma grande multinacional, bastava para o crescimento. Tempo de serviço, não significa qualidade de serviço, tampouco produtividade.


Assistindo o último filme sobre a vida de Ayrton Senna - SENNA: o filme - por mais frio que sejamos, não há como não se emocionar, pelo menos um pouco, e depois, mais calmamente ou assistindo novamente, entender o espírito de empreendedor que tomava conta daquele que fora, sem dúvida, o melhor de todos. O empreendedorismo de Senna em sua carreira, se caracteriza pela clareza de que é sempre tempo de melhorar. De se aprender com os erros e de se fazer o melhor possível com o que se tem. Nem sempre há a possibilidade de se ter a melhor equipe, o melhor carro, a melhor empresa, o melhor produto, o melhor emprego, mas fazer o melhor possível com o que se tem disponível, acima de tudo significa ter atitude empreendedora.


Empreender significa que você deverá lutar contra forças políticas instituídas e detentoras do poder! Significa mostrar que você é bom piloto, que quando chove você guia ainda melhor que todos jamais viram, significa que com as crises geo-políticas-financeiras, sua empresa, sua atitude é de vanguarda e de quebra de paradigmas. Significa tirar o tudo e mais um pouco daquele carro que não anda e surpreender, daquele funcionário que não se preocupa com o resultado final senão com o seu salário, daquele chefe acomodado em sua zona de conforto sem ânimo para o novo e para o crescimento.


Empreender neste contexto, é também inovar, é fazer diferente e quebrar paradigmas. Ayrton Senna da Silva foi humilde, em toda sua carreira, se preocupava com o bem estar das pessoas e dos demais pilotos, se preocupava com o bem estar de seus "clientes e concorrentes"!!! Ele sabia que acima do resultado final, da vitória, da fama, e do dinheiro, que são efêmeros, havia algo mais. Havia a dignidade e vidas humanas, pessoas queridas e pessoas queridas das pessoas queridas... Empreender significa compreender a extensão de suas ações, dar o exemplo, fazer por merecer, lutar crescer e ser feliz em sua jornada, que suas atitudes são expandidas e replicadas, ou condenadas e repudiadas.


Felicidade para Senna era o aprendizado constante. Esse é o verdadeiro crescimento do empreendedor. Ficar chateado com os próprios erros, reconhecê-los em atitude de humildade e acima de tudo aprender com eles. É não ficar cego com o que está a sua volta e numa batida no muro de contenção, num desatendimento à necessidade do cliente, numa chamada de atenção pelo seu superior, nas mensagens do mundo externo, voltar a si e avaliar suas atitudes. Empreender significa ter seus valores e segui-los até o último de seus dias, ser firme à suas origens, e não desviar ante às tentações fugazes de dinheiro, fama, ou qualquer outra coisa. É saber que como ídolo ou empreendedor, há uma multidão de pessoas que em ti se espelham e o seguem, suas atitudes, são portanto, um modelo para as pessoas. Há alguém digno que segue o exemplo daquele piloto ardiloso que usou de muitas artimanhas para conseguir sua fama e poder?


Empreender também significa ser flexível. Não é concordar com as políticas sujas e mazelas do mundo, mas se flexibilizar para poder superar essa adversidade. A árvore flexível se deita com o vento, enquanto a rígida se quebra. Muitas atitudes tomadas, muitas de bastidores, eram totalmente contra os princípios éticos e valores de Ayrton, mas ele entendia, que para continuar vivo e se fortalecer, ele aceitava aquele revés momentâneo para provar depois, como é que se devia fazer, dentro das pistas com audácia, coragem, humildade e ética.


Simplesmente, poderíamos ficar discorrendo ainda mais sobre esse paralelo infinito entre Senna e mundo empreendedor. Acima de tudo, é o exemplo e o legado que ele nos deixa e nos toca. Ele fora um ídolo numa época de um Brasil atormentado pelas dores da estagnação e da inflação dos anos 80. Ayrton fora e é um exemplo ao mundo, de dignidade e empreendedorismo acima de tudo. Seja como empresário, funcionário público ou privado, agente social, ou qualquer outro seu legado pode ser tomado pra si. Sentimos saudades, e nos emocionamos cada vez daquela musiqueta (tan tan tan...) ou de alguma imagem dele na televisão.


Lembrem-se, com carro quebrado ele conseguiu chegar em primeiro (GP Brasil 1991), com carro inferior ele conseguiu chegar em primeiro (Mônaco 1992), com um carro insignificante e condições adversas ele conseguiu chegar em primeiro (Mônaco 1984), e muitíssimas outras vezes que ele lutara com reais adversidades, sem desanimar. Sempre lutar! Empreender é isso!

0 comentários: