SUSTENTABILISMO

A SUSTENTABILIDADE


Parece que uma nova ordem mundial começa a aflorar neste início de milênio. Talvez possa parecer especulação e talvez seja mesmo, mas inicada a segunda década deste terceiro milênio parece que o mundo começa a observar mudanças significativas no verdadeiro íntimo das pessoas.


Não é uma referência às mudanças de cenário geo-político-social-econômico. Tampouco referências às mudanças nas relações homem-tecnologia (embora talvez esta esteja a libertar o homem das atividades físicas e aprisionando-o em uma bolha com acesso virtual ao mundo). A referência aqui, é com relação a interação do homem e o ambiente natural e social nos quais ele vive. Vejam, o Planeta, a natureza em si, viveria bem sem o homem, mas o homem jamais viveria sem toda a infraestrutura natural do planeta terra ou sem um grupo de semelhantes.


Queremos afirmar com isso que a suposta nova ordem mundial que está apenas na forma embrionária, diz respeito à sustentabilidade e o modo de vida das pessoas. Garantir a continuidade da existência significa garantir a perenidade desta infraestrutura natural dada ao homem de graça e que infelizmente está ruindo.


Os novos jovens (nascidos a partir do ano 2000) sabem disso, sabem que as novas tecnologias devem ser algo trivial na vida e que isso promove o desenvolvimento financeiro das nações, mas sabem também, que é preciso que estas sejam sustentáveis no ponto de vista mais elementar deste tema, ou seja, devem ser: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.


Esta nova consciência que começa a despontar sabe que mais importante que o crescimento, é a continuidade, mais importante que a velocidade, é a regularidade e que cada vez mais o sucesso está atrelado a harmonia da vida em si.


Deste modo, a sustentabilidade será (em nosso entendimento) o substituto a altura do Capitalismo, o que ousamos a chamar de SUSTENTABILISMO no qual os aspectos econômicos-financeiros estão inseridos e são contemplados, mas não somente. O Capitalismo desenvolveu papel de extrema importância, de modo a instigar as pessoas ao desenvolvimento e a melhoria de suas condições, entretanto ele por si só não mais se sutenta, é chegada a hora da união do capital com a natureza e com as pessoas nesta nova ordem.


Abraço!


Equipe SEVEN


Marca Seven.JPG


0 comentários: