PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO II

O planejamento estratégico em suma, significa formalizar as intenções da empresa, de modo que todos tenham acesso e todos possam saber o rumo que a mesma está tomando ou pretende tomar no futuro. Pensemos numa administração centralizada. O planejamento estratégico tem a função de tirar as idéias de "dentro da cabeça do chefe ou do patrão" e colocá-las ao alcance de todos.


Entretanto, este planejamento não contempla somente os desejos da empresa para futuro de forma isolada. Em um planejamento estratégico consistente o olhar não é somente para "o próprio umbigo", ela leva em conta, ou pelo menos deveria, todas as partes interessadas. "As organizações são organismos vivos" que afetam diretamente o meio em que vivem e contribuem para o desenvolvimento ou para a degradação do ambiente o qual ela faz parte. Foram abordadas anteriormente duas partes interessadas na empresa, que são: o patrão, donos, acionistas ou qualquer denominação semelhante e os colaboradores, funcionários ou empregados. Falaremos brevemente de outras duas partes interessadas. O Cliente e a Sociedade.


Estes dois devem também ser contemplados pelo planejamento estratégico, com ações que garantam, principalmente, a manutenção destes. Isto é, que os clientes assim permaneçam e possam se sentir bem para ampliar negócios, e a sociedade, que é afetada diretamente pelas ações da empresa. Podemos colocar aqui a sociedade numa visão mais ampla que abranja também os aspectos que afetem o meio-ambiente. A empresa com um planejamento bem feito garante a sustentabilidade da mesma sob vários temas, e não somente do ponto de vista financeiro. Ações planejadas de crescimento sustentável permitem a prevenção do cometimento de graves erros, principalmente aqueles motivados pelo ganho aparentemente fácil e de lucros rápidos. Uma imagem social arranhada de uma organização não se apaga facilmente e aquele lucro de curto prazo, torna-se agora em enormes perdas, por longos anos. Será que o mundo, apesar de capitalista, esquece daquela que usava mão de obra infantil e escrava na fabricação de seus produtos, por exemplo? Então a principal pergunta no planejamento estratégico que contempla essas duas partes interessadas, é: "Que imagem nossa empresa pretende passar para nossos clientes e para aqueles que ainda não são?". Não há mais como fugir de uma ética de imagem. Tudo e todos são vigiados e promessas são cobradas e as ações são comparadas com o que fora prometido.


Assim o planejamento estratégico também tem sua sustentação no cliente e na sociedade, e estes dois vão aprovar ou reprovar as atitudes desta ou daquela organização. Demonstrar verdadeiro interesse pelas pessoas é fundamental. Cada vez mais as pessoas comparam a forma de como foram atendidas em um estabelecimento com a propaganda que vincula na internet, televisão, rádio, revistas, entre outros. Lindas propagandas de felicidade, atendimento maravilhoso devem condizer com a realidade da empresa em si, e não soar como algo enganoso. Assim, perdem-se os atuais clientes, não se conquistam novos e perde-se a credibilidade perante a sociedade.


Portanto, a sociedade como um todo deve ser contemplada no Planejamento Estratégico Organizacional, pois ela pode furtar os clientes da empresa que se sentem mal ao ver o seu fornecedor mal visto perante a sociedade. Cada vez mais se cobra madeira certificada dos fabricantes de móveis, por exemplo. Assim como o planejamento estratégico deve contemplar os donos do negócio, os funcionários que vão fazer o negócio andar, também os clientes e a sociedade, que darão sustentabilidade a organização. E como fazer isso de modo eficaz? Ouvindo! Ouvir o que os acionistas/patrões e funcionários querem e pensam, bem como os clientes, e a sociedade em geral. Estar informado, conversar com as pessoas do bairro onde a empresa está instalada, pessoas da cidade entre outros. A empresa precisa saber aonde quer ir, mas também precisa levar em consideração e saber também o que as pessoas afetadas indiretamente por suas ações pensam de sua empresa.


Caríssimos, um breve texto abordando rapidamente outras duas partes interessadas na empresa, o Cliente e a Sociedade. Na próxima semana abordaremos, de maneira rápida também uma parte interessada importantíssima: o fornecedor!


Até lá e Forte Abraço!


Equipe SEVEN

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