PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IV

Caríssimos amigos leitores de nosso blog, chegamos ao último resumo acerca de Planejamento Estratégico. Abordaremos agora alguns componentes que dão firmeza a este planejamento através de uma análise fria da situação e do comportamento da empresa, tanto interna quanto externamente.


Como o planejamento estratégico é a formalização das intenções da empresa de modo a dar consistência às suas atividades, há uma análise efetuada sempre pelo empresariado e executivos que fora formalizada nesta atividade de planejamento. É o que se costuma falar em montagem de cenários.


A montagem de cenários, normalmente efetuada também nas análises de viabilidade econômico-financeira, é um instrumento que permite se precaver de algumas possibilidades e perspectivas futuras no que diz respeito à economia, política, finanças, participação no mercado, entre outras. Costuma-se fazer, na análise de viabilidade, três cenários: o pessimista (altos custos, baixo lucro, alta concorrência, etc.), um cenário mediano e um cenário otimista, este por sua vez oposto ao pessimista. Isso permite montar três possíveis realidades a serem enfrentadas e executar ações preventivas bem como premeditar possíveis mitigações.


No planejamento estratégico, um dos instrumentos mais utilizados para montagem inicial de cenários, é a análise SWOT, ou FOFA. Significa analisar os pontos Fortes, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que a organização possui. Como pode ser notado, as forças e as fraquezas estão relacionadas com a empresa em si, com suas características peculiares. Por sua vez as ameaças e oportunidades contemplam às características da empresa mediante forças externas como mercado, política, economia, meio ambiente, entre outros.


A partir desse diagnóstico da situação atual da organização, a empresa contempla em seu planejamento estratégico, ações de todo o tipo para aumentar os pontos fortes, diminuir ou mitigar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e eliminar as ameaças. Em suma essa é a função do planejamento estratégico. A imagem abaixo pode nos dar uma noção geral e abrangente desta função para as organizações.



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Levando em consideração tudo o que falamos também nos textos anteriores, é de fundamental importância que seja clarificado os valores da empresa enquanto empresa. Os bons valores propriamente ditos são essenciais para o desenvolvimento de uma cultura saudável dentro da organização e, por conseguinte, o desenvolvimento de uma missão coerente com esses valores. Todas as ações subseqüentes, são ações que cumprem o papel de planejar estrategicamente, como o posicionamento da empresa, definição da cadeia de valores, objetivos, metas e tudo o mais, e todos fundamentados nesses valores primados pela organização. Para isso, voltamos ao primeiro de nossos textos acerca desse assunto que trata do envolvimento de todas as partes interessadas, e principalmente a assunção do real compromisso pela alta direção da empresa.


Caros amigos: sabemos que esse tema, Planejamento Estratégico, tomaria um semestre inteiro de estudos, discussões e adequações, contudo, fizemos uma abordagem geral sobre este para que pudéssemos desmistificar um pouco esse assunto e mostrar que fazer um planejamento estratégico não é o "bicho"! Lembrem-se planejar estrategicamente significa apenas formalizar as intenções da empresa, para que todos saibam onde estão e para onde vão, e para que possam ser canalizados os esforços, todos para o mesmo rumo, contemplando todas as partes interessadas na empresa.


Fiquem à vontade para criticar os textos e enviar suas opiniões e sugestões!


Forte abraço!



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