QUALIDADE IV

Ferramentas da Qualidade.


Olá meus caros amigos e leitores do nosso BLOG. Daremos continuidade em nossa abordagem sobre o tema qualidade e explanaremos brevemente hoje sobre algumas ferramentas que auxiliam o atingimento ou manutenção da qualidade dentro das organizações. Essas ferramentas nos ajudam a ter maior clarividência dos aspectos que interferem na qualidade do produto/serviço final bem como nos auxiliam a enxergar em que pé está a qualidade executada por nossa empresa. Então vamos lá.


Como já dito, a abordagem moderna da qualidade, de modo a proporcionar maior efetividade dos trabalhos e eficácia do SGQ, é feita impreterivelmente por processos. A visão deve ser sistêmica, não por uma simples convenção, mas para dar a visão do todo, e que se uma parte não vai bem, por menor que seja esta afetará todo o sistema. Indo mais além, são os processos que compõe o sistema e não os produtos, e estes sim, são frutos daqueles. Dessa maneira, é importante para todos os colaboradores, que eles se localizem dentro da organização em que atuam e em quais aspectos o trabalho deles afeta diretamente e indiretamente o sistema. Assim, os organogramas são fundamentais para que as pessoas entendam onde é que elas se encaixam no sistema.


O Organograma pode ser o tradicional, estabelecido por hierarquia, ou quem sabe até o moderno organograma matricial, principalmente nas empresas que trabalham sob a forma de projetos, ou qulaquer outro, não importa. O que interessa é que se tenham organogramas claros e precisos de modo que todos saibam o que se faz dentro do todo.


Outra simples e por que não dizer, antiga ferramenta, são os fluxogramas. Tanto de produção como de administração ou também das ações externas. Já que a abordagem é por processos, é preciso entendê-los, como andam nas linhas de produção, como devem acontecer as comunicações, entre outros. Essas informações são triviais àqueles que estão por mais tempo dentro da organização. Todavia para os novos colaboradores, os processos são coisas misteriosas, não se sabe de onde vêm e nem para onde vão. Assim, a possibilidade de uma falha acontecer por desconhecimento aumenta sensivelmente. Essas duas ferramentas, o organograma e os fluxogramas, devem ser gráficos, do tipo "bater o olho e entender", de modo a facilitar o entendimento. Evidentemente o colaborador, não precisa entender ou saber claramente todos os fluxogramas da organização, principalmente naquelas de grande porte, entretanto, àqueles as quais ele está diretamente envolvido, este deve dominá-los.


Isso abre portas para o que poderíamos chamar de essencial e fundamental para a qualidade e porque não, para a sobrevivência e crescimento das organizações. Uma ferramenta de suma importância: O Treinamento! Esse deve ser constante e convenhamos, não deveria ser tido como uma ferramenta, mas sim como um dos víveres da instituição. O treinamento é algo que afeta diretamente a qualidade de modo geral, seja do produto, do serviço, ou até mesmo da vida daqueles que trabalham na organização. O treinamento além de cumprir o seu papel de proporcionar o mínimo para que o indivíduo trabalhe corretamente, ele denota a preocupação da organização com sua imagem evidentemente, mas também com seus consumidores, com seu próprio lucro, por que não, e também com a dignidade e auto-estima de seus colaboradores. Treinamento deve ser constante e a prática perene, leva à perfeição.


Ademais outras ferramentas ajudam a dar sustentabilidade para o fator qualidade. Gostaria de destacar especialmente as ferramentas estatísticas. Para a decisão factual, que é outro pilar de sustentação da qualidade, seja por orientação da norma NBR ISO 9001 seja pela Fundação Nacional da Qualidade, é essencial que se tenha fatos concretos para a tomada de decisão. Um SGQ digno de tal, é alimentado por fatos sistematizados e de não difícil controle, bastando para isso práticas sistemáticas e organização. Assim, os dados estatísticos de produção, por exemplo, nos dão dados concretos, desde que bem coletados, de como está a situação atual da empresa. De quais são os parâmetros que podem ser estabelecidos, quais metas podem ser traçadas e assim por diante. A estatística bem aplicada ressuscitou o Japão do Pós Guerra e levantou a Motorola que sucumbia para os próprios japoneses. Dentro do controle estatístico, podemos citar as cartas de controle, árvores de falha, gráficos de pareto, análise de probabilidades, controle seis sigma, análise de variância (ANOVA) entre tantos outros.


E por fim destacamos outras ferramentas que necessitam do envolvimento maior dos integrantes do grande grupo. São ações que além de cumprirem seu papel, proporcionam também comprometimento das pessoas. Uma de valiosa importância, é o programa 5Ss, que trata do ambiente e das condições de trabalho para as pessoas. Esse é sempre uma das primeiras ferramentas a serem utilizadas, e muito eficazes por sinal. Quando há comprometimento da alta direção essa ferramenta funciona excepcionalmente bem. O Ciclo PDCA que proporciona a melhoria contínua deve ser dado especial atenção também, haja vista que todo SGQ apregoa a melhoria de forma continuada, principalmente nos processos. Essas São situações que demandam o envolvimento das pessoas, reuniões, e aí podemos ter os círculos da qualidade, onde os colaboradores coordenam as atividades, se reúnem para propor melhorias em toda a organização.


Isso proporciona um ambiente de trabalho estimulante à prática de inovações e também à execução do trabalho em si. São ações que devem ser vistas como meios de melhorar a qualidade como um todo e não somente investimentos, ou pior ainda, como custos.


Essas são apenas algumas ferramentas que propiciam um "agregar valor" à função qualidade e que vale aqui um lembrete importante. Nada adianta todo esse trabalho se não houver monitoramento constante, e geração de indicadores presentes, de modo a comparar com os do passado, só assim há condições de avançar.


No mais, nada de difícil, é fácil e em muitas organizações, mesmo grandes, se valem de no máximo meia dúzia de ferramentas formais para o controle da qualidade.



Forte abraço!


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