Olá meus amigos! Estamos quase ao fim de nossa série de textos sobre qualidade e chegamos ao nosso penúltimo apanhado geral. Hoje abordaremos um pouco sobre a norma NBR ISO 9000 e sua série, para que possamos elucidar melhor como é a qualidade sob o ponto de vista da norma técnica.
A ISO é uma organização não governamental, que elabora normas internacionais, com sede em Genebra na Suíça. (fundada em 23 de fevereiro de 1947). Essa organização gerencia e atualiza mediante reuniões periódicas, mediante seus integrantes e comitês todas as normas sob a designação ISO. As da série 9000 constituem um conjunto de normas internacionais criadas para garantir a qualidade. É o fruto de um estudo realizado por uma comissão de representantes de vários países, inclusive o Brasil, para padronizar processos nas empresas.
Entre essas normas temos:
· NBR ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário;
· NBR 900 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos;
· NBR 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade guia para melhoramento da performance;
· NBR 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.
Resumidamente, a série de normas ISO para a qualidade dizem o seguinte:
· Planejamento: diga o que você faz;
· Implementação: faça o que você diz;
· Registros: prove que você fez;
· Análises: melhore o que você faz.
Àqueles que já possuem algum conhecimento acerca da norma, fatalmente identifica os itens acima como as bases do PDCA. O PDCA, é uma ferramenta amplamente utilizada dentro dos SGQs, isso para garantir uma das premissas mais elementares de um sistema da qualidade, a saber: o melhoramento contínuo. PDCA é uma sigla na língua inglesa e significa: Planejar (PLAN); Executar (DO); Verificar (CHECK) e; Agir (ACT). Sempre em constantes ciclos executando perenemente promovendo a evolução dos produtos, serviços, rotinas internas, dentre outros. Abaixo uma figura elucidativa acerca do ciclo PDCA.
Sob a perspectiva NBR ISO 9001 o PDCA assume uma característica mais formal mas não única, podendo ser implementado na forma como mostra a figura abaixo:
Os principais itens da norma foram resumidamente abordados na sequencia abaixo para que pudéssemos apresentar uma visão geral acerca da NBR ISO 9001, e são eles:
4.Sistema de Gestão da Qualidade
A organização deve estabelecer, documentar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia.
· Manual da Qualidade;
· Controle de documentos e;
· Controle de registros.
5. Responsabilidade da administração
A administração deve fornecer evidências:
· Do seu comprometimento com o desenvolvimento do sistema de gestão;
· Com a implementação do sistema de gestão e melhoria contínua;
·Uma política da qualidade apropriada ao propósito da organização.
6. Gerenciamento de recursos
· Recursos Humanos;
· Infra-estrutura;
· Ambiente de Trabalho.
7. Produção
· Planejamento e desenvolvimento de processos produtivos;
· Análise crítica de contrato e comunicação como cliente;
· Requisitos para projeto e desenvolvimento do produto;
· Requisitos para aquisição;
· Produção e serviços associados (controle de processos, incluindo processos especiais);
· Identificação e rastreabilidade;
· Controle da propriedade do cliente;
· Preservação do produto;
· Controle de dispositivos de monitoramento e medição.
8. Medição, Análise e Melhoria
· Planejar e implementar processos de monitoramento, medição, análise e melhoria contínua;
· Monitoramento de informações relacionadas ao cliente, como uma das medidas de desempenho do SGQ;
· Condução de auditorias internas;
· Monitoramento e medição de processos;
· Controle de produto não-conforme;
· Análise de dados;
· Melhoria contínua da eficácia do SGQ;
· Ação corretiva; Ação preventiva.
Benefícios da implantação de um SGQ baseado na NBR ISO 9001, com vistas à certificação:
Para a organização:
· Maior participação no mercado;
· Maior satisfação dos clientes;
· Redução de custos;
· Melhoria na produção;
· Maior competitividade.
Para os Clientes:
· Maior confiança nos produtos da organização;
· Redução de custos;
· Satisfação em relação aos produtos adquiridos;
· Melhor atendimento em caso de reclamações.
Para os Colaboradores:
· Aumenta sua empregabilidade.
· Além de trabalhar numa empresa que propicia um ambiente saudável e possibilidade de crescimento e desenvolvimento como pessoas e profissionais.
Forte abraço à todos e até a semana que vem, onde faremos a última abordagem sobre qualidade.
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