QUALIDADE V

Olá meus amigos! Estamos quase ao fim de nossa série de textos sobre qualidade e chegamos ao nosso penúltimo apanhado geral. Hoje abordaremos um pouco sobre a norma NBR ISO 9000 e sua série, para que possamos elucidar melhor como é a qualidade sob o ponto de vista da norma técnica.


A ISO é uma organização não governamental, que elabora normas internacionais, com sede em Genebra na Suíça. (fundada em 23 de fevereiro de 1947). Essa organização gerencia e atualiza mediante reuniões periódicas, mediante seus integrantes e comitês todas as normas sob a designação ISO. As da série 9000 constituem um conjunto de normas internacionais criadas para garantir a qualidade. É o fruto de um estudo realizado por uma comissão de representantes de vários países, inclusive o Brasil, para padronizar processos nas empresas.




Entre essas normas temos:




· NBR ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário;


· NBR 900 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos;


· NBR 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade guia para melhoramento da performance;


· NBR 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.



Resumidamente, a série de normas ISO para a qualidade dizem o seguinte:



· Planejamento: diga o que você faz;


· Implementação: faça o que você diz;


· Registros: prove que você fez;


· Análises: melhore o que você faz.



Àqueles que já possuem algum conhecimento acerca da norma, fatalmente identifica os itens acima como as bases do PDCA. O PDCA, é uma ferramenta amplamente utilizada dentro dos SGQs, isso para garantir uma das premissas mais elementares de um sistema da qualidade, a saber: o melhoramento contínuo. PDCA é uma sigla na língua inglesa e significa: Planejar (PLAN); Executar (DO); Verificar (CHECK) e; Agir (ACT). Sempre em constantes ciclos executando perenemente promovendo a evolução dos produtos, serviços, rotinas internas, dentre outros. Abaixo uma figura elucidativa acerca do ciclo PDCA.





Sob a perspectiva NBR ISO 9001 o PDCA assume uma característica mais formal mas não única, podendo ser implementado na forma como mostra a figura abaixo:




Os principais itens da norma foram resumidamente abordados na sequencia abaixo para que pudéssemos apresentar uma visão geral acerca da NBR ISO 9001, e são eles:


4.Sistema de Gestão da Qualidade


A organização deve estabelecer, documentar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia.



· Manual da Qualidade;


· Controle de documentos e;


· Controle de registros.



5. Responsabilidade da administração


A administração deve fornecer evidências:



· Do seu comprometimento com o desenvolvimento do sistema de gestão;


· Com a implementação do sistema de gestão e melhoria contínua;


·Uma política da qualidade apropriada ao propósito da organização.




6. Gerenciamento de recursos



· Recursos Humanos;


· Infra-estrutura;


· Ambiente de Trabalho.



7. Produção



· Planejamento e desenvolvimento de processos produtivos;


· Análise crítica de contrato e comunicação como cliente;


· Requisitos para projeto e desenvolvimento do produto;


· Requisitos para aquisição;


· Produção e serviços associados (controle de processos, incluindo processos especiais);


· Identificação e rastreabilidade;


· Controle da propriedade do cliente;


· Preservação do produto;


· Controle de dispositivos de monitoramento e medição.




8. Medição, Análise e Melhoria



· Planejar e implementar processos de monitoramento, medição, análise e melhoria contínua;


· Monitoramento de informações relacionadas ao cliente, como uma das medidas de desempenho do SGQ;


· Condução de auditorias internas;


· Monitoramento e medição de processos;


· Controle de produto não-conforme;


· Análise de dados;


· Melhoria contínua da eficácia do SGQ;


· Ação corretiva; Ação preventiva.



Benefícios da implantação de um SGQ baseado na NBR ISO 9001, com vistas à certificação:


Para a organização:



· Maior participação no mercado;


· Maior satisfação dos clientes;


· Redução de custos;


· Melhoria na produção;


· Maior competitividade.



Para os Clientes:



· Maior confiança nos produtos da organização;


· Redução de custos;


· Satisfação em relação aos produtos adquiridos;


· Melhor atendimento em caso de reclamações.



Para os Colaboradores:



· Aumenta sua empregabilidade.


· Além de trabalhar numa empresa que propicia um ambiente saudável e possibilidade de crescimento e desenvolvimento como pessoas e profissionais.




Forte abraço à todos e até a semana que vem, onde faremos a última abordagem sobre qualidade.



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